quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Diagramando......

Pessoal, passadas as festas, comecei a estudar a diagramação do circuito que irei montar. Serão muitos fios, muitos conectores, muita paciência e principalmente muita organização.

Estudei o que eu queria e cheguei a este diagrama.



A principio, eu quero umas "coisinhas" a mais do que o Jarduino pode oferecer.
Preciso de um controle que faça a reposição de água doce! Tenho um bóia que, atualmente, faz contato direto com uma bomba de reposição. Essa situação é extremamente perigosa e faz com que haja fuga de tensão, hoje, quando coloco a mão no reef com pé descalço, sinto um leve choque, que pode ser desta fuga. Então, vou fazer com que o sensor seja lido pelo Arduino e acione um relê que finalmente ligue a bomba.
Da mesma forma, pretendo colocar um sensor de presença para ligar um led no sump usando o mesmo principio da bomba. Mas sem Relê.

Além destas novas funcionalidades, temos o que o Jarduino oferece:

- Um RTC que controla o dia e noite (LED's)
- Um sensor de temperatura que controle o CHILLER (através de um relê)
- um sensor de temperatura que controle os ventiladores (12V) da Calha de LEDs.
- um Wave Maker controlado por relê (este vou detalhar depois)
- um alimentador automático (5v)

O diagrama mostra bem todas as ligações, e onde vou ter redução de tensão.... Observe que os LEDs tem duas tensões, uma direto de 30V (2 canais de 9 LEDs brancos e dois canais de 9 LEDs azuis). E outra de 12V para os 4 LEDs UV, 4 LEDs vermelhos e 4 LEDs Lua.

Fiz também um diagrama de ligações dos pinos do Arduino!
Com este diagrama, pretendo fazer um shield para as ligações de entrada e saída do Arduino, bem como os circuitos dos ventiladores e dos sensores de temperatura que são especiais. No site do Jarduino, o Jamil ("dono" da idéia e de todo o trabalho), fez um manual super bacana sobre estes circuitos e de onde estou tirando base para estas postagens!

É isso. Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário