domingo, 27 de janeiro de 2013

E/S Shield


Pessoal, peço desculpas pela demora deste post. 
Foi a mesma demora dos correios em entregar minha peças e eu ter tempo. 
Cheguei a pensar que tinha sido extraviado, alguns componentes que bateram o (meu) recorde  de 70 dias entre China e Brasil.

Além disso, estou ocupando minhas horas vagas com o quearto do meu filhinho que nasce dia 06/02. Inclusive pretendo fazer um Monitor de bebê Arduino, com as placas que tenho aqui em casa.

...

Depois de comentar os problemas, tive que arranjar um modo eficiente de juntar as partes usando os recursos que tenho em um só lugar.

Como disse no post dos "problemas", o proto-shield não ajuda muito. Mas é ele que tenho. Adiquiri alguns plugs de 2 e três terminais, macho e fêmea para soldar na placa e foi uma execelente idéia. Segue as fotos.







(Fiz uns ajustes no esquema da pinagem que irei usar. Posto o esquema novo em um outro post).

Repare que coloquei o sisteminha de ligação do ventiladores de exaustão da Calha de LEDs.




Este sisteminha é baseado no seguinte diagrama.

Este diagrama foi retirado dos documentos disponibilizados pelo Jamil no site do Jarduino.



Para alimentá-lo viu utilizar a fonte redutora de 30 para 12V. Já montei tudo, mas ainda não testei. Vou tentar testar hoje e posto o resultado.  


Para os Sensores de Temperatura, segui a recomedação deste desenho fornecido pelo Jamil.



Olha lá o Resistor de 4K7 Ohms

Ligarei os dois sensores no mesmo plugue a fim de economizar espaço na caixa de montagem, logo com um plugue de três terminais conseguirei colocar tantos sensores quantos forem necessários.

Seguindo esta ordem esta foi a montagem final do shield.


Estes fios laranja, cinza e os três juntos verde, amarelo e azul, vão alimentar os módulo driver de 12V que ficam fora do shield. Este fio verde e vermelho (se reparar há um amarelo também), que estão juntos ligam o RTC


Aliás a tela chegou, comprei deste site
Observe o detalhe do "conector" FVM para a ligação da tela na shield.

Fiz uns cabos para a conecção da tela. Pretendo fazer com que a tela fique na tampa (porta) da caixa de interligação, então, ela deverá ter um cabo flexível ligado ao shield central.





2 comentários:

  1. Caro Amigo,
    Estou começando este projeto, você o concluiu? Poderia me passar algumas dicas? Você usou o jarduino 1.1 ou 1.2?

    ResponderExcluir
  2. Completei sim! Funcionou beleza (100%) mas tenho recomendações e dicas. Semana passada um canal dos lede brancos deixou de funcionar tenho que ver o que é este fim de semana.

    Já faz um ano... não postei mais pois meu filhinho nasceu e este tempo ficou dedicado a ele! Seu comentário me de mais ânimo. Vou voltar a postar em breve!

    ResponderExcluir