domingo, 9 de dezembro de 2012

LEDS Parte VI - Fonte de alimentação

Estamos chegando ao ponto final das definições e critérios para  o módulo dos LEDs do projeto.
Falta agora alimentar os LEDs.

Como já tinha dito nos posts anteriores, eu pretendo utilizar no máximo 9 Leds de ~3V por canal, ou seja, cada canal vai usar aproximadamente 30V.

Escolhi uma fonte ($29,95), com as seguintes especificações:

Alimentação 90-132V / 180-264V
Tensão de Saída: 30V
Corrente de Saída: 12A.

Aqui está o desenho mecânico da fonte

Com esta fonte pretendo alimentar todos os meus circuitos que exijam corrente contínua. 

Canal 1 - 9 LEDs Brancos - ~30V / 1A
Canal 2 - 9 LEDs Brancos - ~30V / 1A
Canal 3 - 9 LEDs Azuis - ~30V / 1A
Canal 4 - 9 LEDs Azul Marinho - ~30V / 1A
Canal 5 - 3 LEDs Luz da Lua ~ 10V / 1A
Canal 6 - 2 LEDs Vermelhos ~6V / 1A
Canal 7 - 2 LEDs UV ~ 6V / 1A
Arduino - 12V / 0,3A
Resfriadores - 6x 12V / 0.2A = 12V / 1.2A
Sensores de Temperatura - Ligados no próprio Arduino
Relê - 3-32V / 0,1A

Reserva: 30V / 4A

Como você pode observar, não irei usar apenas 30V, usarei tensões menores, para isso usarei dois redutores de tensão, como estes. ($5,00)


Eles fazem a Conversão (Step Down) de 8-50V para 12V, admitindo uma corrente de 3A, ideal para uso com o Arduino, Os LEDs Luz da Lua e os ventiladores, para os LEDs UV e Vermelhos, terei que fazer outra regulação, tenho um circuito aqui comigo que possui dois canais independentes que fazem a redução de  12V para 3,3 ou 5V. 



No caso dos LEDs UV e Vermelhos pretendo usar este. Na verdade essa é uma opção que não quero pois a corrente máxima de saída segundo especificação, é de 800mA, além do que eu o utilizo na bancada para experimentos com Arduino. 

Vasculhando a NET achei essa imagem:

Que me abriu os olhos para entender que este circuito redutor step down pode permitir a variação de tensão de saída com a adição de um potenciômetro de 20 Ohms, no circuito, preciso esperar esta compra chegar para entender melhor fazer testes e ter a certeza que ele pode me dar 12V para o Arduino, o canal 5 e os ventiladores e 6 V para o Canal 6 e 7. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário