sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

LEDs Parte IV - Lentes

Quando fiz minha primeira configuração de LEDs para meu aquário, a alguns anos, não me preocupei com lentes. Mais tarde quando reformei este sistema (uns LEDs tinham queimado), coloquei algumas lentes (Sem nenhum critério) eram lentes de 30˚, perdeu um pouco do rendimento, então desisti de usar.

Desta vez pretendo fazer algo com um pouco mais de cuidado, então vou usar estas lentes. Elas se bem empregadas e bem escolhidas, concentram o fluxo luminoso, aumentando o rendimento do feixe luminoso, mesmo que haja uma perda em virtude da transparência da lente.

Irei usar lentes de 30˚, 60˚, 45˚ e 120˚. Comprei deste fornecedor. Como eu tenho umas lentes de 30˚ (não muito boas) aqui, eu irei usa-las, para não ficar gastando mais com isso.

O critério da quantidade de lentes e sua disposição se baseou num pequeno estudo que fiz desenhando a angulação dos feixes e fazendo a sobreposição deles. 

O trabalho ficou bacana, as lâmpadas de 120˚ traspassaram o aquário mas como o foco luminoso  fica mais fraco na periferia do feixe de luz, creio que irá traspassar pouco.





Neste corte 01, eu fiz no centro, a segunda fileira de lentes de 30˚ será as que tenho em casa. Na disposição dá para ver melhor o que estou falando. Olhe como a parte da frente, onde ficarão os corais com maior necessidade luminosa ficou bem iluminada.


Este corte 02 eu fiz na última fileira de LEDs, ou seja, os LEDs do fundo, meu objetivo era ver o comportamento dos LEDs de 120˚. Olhe como a parte do meio está bem iluminada!

Este estudo também será interessante para eu posicionar os Corais que demandam mais Luz! os pontos de maior intensidade são as laterais.

A disposição final então baseado nos LEDs ficou assim:


Já começei a ficar ansioso pela chegada dos produtos.
A parte "teórica" dos LEDs a gente conclui aqui. Os proximos passos para os LEDs são a montagem propriamente dita. Já comprei os Plugs e fios coloridos, que irão fazer a conexão dos LEDs com o Jarduino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário