quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Argumentando...

Este ano, entre muitas realizações, comecei um novo aquário. É um Reef de 110 litros, quase no limite de um nano, antes eu tinha um nano de 40 litros, um Boyu modificado, um dia falo mais sobre ele. (Dúvida sobre reef?)
Assim que esse novo chegou meu problema foi a iluminação,  queria usar LEDs, meu antigo Boyu usava Leds FVM! Ao todo eram 32 Leds Cree de 1W controlados por um driver Meanwell.
Era tudo uma gambiarra, sem critério, queria fazer mais ou menos 1W por litro.

O driver meanwell é bom, não esquenta e garante vida longa aos LEDs, possibilita o controle da luminosidade (Dimmer), arranjei um circuitinho para este dimmer funcionar, mas era uma fiozeira maluca! Um dos problemas é que esse driver meanwell mesmo com dimmer, não gradua muito a luminosidade, parece que só de 10 em 10%, então, na verdade acabei nem usando dimmer nenhum!

Depois de um tempo inventei mais uma gambiarra,  eu coloquei um LED Strip Azul pra dar um grau a mais na iluminação, usei um driver baratíssimo,  não tinha muita proteção, durou uns 6 meses depois de seus terminais serem corroídos pelo sal. Tentei arrumar umas duas vezes, desisti.

Todos esses fios pra cá e pra lá, acumulados em um nano de 40 litros ao longo de 2 anos, viviam me dando sustos, sempre que eu colocava o dedo na água levava um choque pequeno, haviam fugas e mais fugas das minhas gambiarras com iluminação e também com a filtragem!

...............


Neste Reef de 110 litros eu fiz um propósito de ser mais organizado! Eu tinha uns defletores LED que usava para iluminar o quintal, quando eu morava em Goiás.

Eram 3 de 10W, muito bons, a prova d'água, robustos e tal. Comprei mais um, desta vez azul!
Mas estava pouco! Adquiri no Dealextreme, uma placa de 28 LEDs de 1W muito bacana, parece que se usam em iluminação pública em alguns países.


Muito Bom viu! Recomendo! Usei o Meanwell pra controlar sem dimmer. A luz ficou muito boa!


Tá funcionando, no total uns 70W! 

Além disso, instalei um termostato digital da COEL controlando um ventilador 110V para resfriara água e 2 coolers de 12V para retirar calor da iluminação, além de um sistema de reposição de água por bóia no sump!

Tudo isso já ta dando choquinho de novo, tá ficando meio gambiarrado!

............

Como sou um entusiasta em automação residencial (tenho até uns controladores X10 aqui em casa (não recomendo)), e adoro ARDUINO!!! Sempre estou antenado nas novidades e vasculhando a net em busca de coisas novas, e um dia destes, navegando na net, encontrei um tal de Jarduino, um controlador muito bacana de várias funções para Reef!

Puts, resolvi!
Vou fazer este projeto usando coisas simples e bem montadas, vou postar tudo aqui!
Que sirva de incentivo a outros!



Nenhum comentário:

Postar um comentário